sexta-feira, 24 de junho de 2011

Limpar o cache da memória

====================================================================================
Uma boa dica para esvaziar o cache da memória sem precisar reiniciar o PC, e que limpa todos os dados que tem nela e ainda por cima, não prejudica em nada o computador, o PC fica mais rápido e com melhor desempenho.

Como fazer:

1 - Clica com o botão direito no desktop, cliqua em “Novo” e depois em “Atalho…”
2 - Na janela, escreve o seguinte endereço: “%windir%\system32\rundll32.exe advapi32.dll,ProcessIdleTasks” depois proximo.
3 - Salva como o nome que quiseres e conclui o assistente.
4 - Agora executa o atalho criado.
5 - Pronto! Memória Libertada!


P.S.: Talvez não sintas a diferença no momento, pois nenhuma janela irá avisar da operação. Mas após fazer isso, experimenta abrir programas e jogos!

===============================================================

Mais limpeza: cache das DLLs, hibernação, temporários da Internet...

É importante também, no Windows 2000/XP/2003 etc, limitar o tamanho da pasta de recuperação dos arquivos do sistema. Digite num prompt de comando ou no "Executar":

sfc /purgecache
Isso limpará a pasta "dllcache" e/ou a "repair", que contém cópias de alguns arquivos de sistema do Windows, como comentado mais acima. No Windows 2000, se aparecer a tela do verificador de arquivos do sistema ao dar esse comando, apenas clique em cancelar.

E um outro comando, que é bom rodar logo em seguida:

sfc /cachesize=50
Este define o tamanho máximo da pasta dos arquivos de recuperação, em megabytes. Eu particularmente uso "10" MB, não quero desperdiçar espaço. Afinal, tenho o CD sempre à mão, e nunca precisei!
==========================================================================================
As melhores coisa e saber as pasta Raiz
Tipo:
Iniciar
Executar ou win+R

%temp%
======================================================================================
Limpeza manual? Arregace as mangas, e vamos lá!

Para quem gosta de fazer as coisas manualmente, estes são os locais mais comuns de se encontrar arquivos temporários e/ou inúteis, que podem ser apagados com segurança (troque X pela letra da unidade do Windows, normalmente C):

X:\Documents and settings\\Configurações locais\Temp
Pasta temporária do usuário no Windows 2000 ou superior; se nunca for limpa, cresce indefinidamente, comendo GIGAS e mais GIGAS do seu HD!

X:\windows\temp
Arquivos temporários do computador, pouco usada do Windows 2000 para cá, pois cada usuário tem a sua pasta temporária separada; no entanto, alguns programas mais antigos só usam ela, portanto, vale a pena limpar.

X:\windows\repair
Cópia de alguns arquivos de sistema do Windows; se ele precisar desses arquivos e não encontrar, vai pedir o CD; na verdade ele só vai precisar se os originais forem apagados ou alterados - o que praticamente nunca ocorrerá em situações normais, desde que você não rode programas suspeitos!

X:\windows\system32\dllcache
Idem item anterior, esta ocupa em média de 80 a 400 MB.

X:\windows\prefetch
Arquivos que normalmente podem ser removidos no Windows XP ou superior, de tempos em tempos, mas não muito freqüentemente, pois isso poderia reduzir o desempenho; os arquivos desta pasta são "pedaços" do conteúdo carregado em memória de determinados programas, para abertura ou ação mais rápida nas outras vezes que você usá-los; no entanto, aos poucos vão sendo acumulados muitos "pedaços inúteis", de programas antigos ou que você não vai mais usar freqüentemente.

X:\windows\Downloaded Installations
Usada por alguns programas, para armazenar seus arquivos de instalação; pode apagar sem dó mesmo, esta pasta pode ocupar centenas de megabytes (como no caso de você ter instalado o Macromedia Flash, Fireworks e Dreamewaver 8 por exemplo); se o programa precisar repor arquivos, use o instalador dele, ou coloque o CD.

X:\windows\Installer
Idem item anterior, normalmente guarda os pacotes do Windows Installer, de diversos programas que você possa ter instalados... Pode apagar, se algum programa precisar, normalmente bastará colocar o CD dele novamente ou indicar o caminho do instalador ou do pacote ".msi", no caso de arquivos baixados da Internet.

X:\MSOCache
Guarda os arquivos de instalação do Microsoft Office 2003 ou superior, o que consome cerca de 300 a 500 MB, para quem tem instalado o Office 2003 e 2007, respectivamente. Quando você precisar do instalador, insira o CD; é besteira manter a cópia destes arquivos no HD!

X:\windows\system32\ReinstallBackups
Armazena os drivers anteriores, usados pela restauração de drivers; pode-se restaurar os drivers no Windows XP/2003 através do Gerenciador de Dispositivos. Se você instalou drivers recentemente para sua placa de vídeo, modem ou o que quer que seja, que já possuíam um driver instalado (como o que vem com o Windows, por exemplo), e viu que os novos não lhe trouxeram problemas, então pode limpar os anteriores. Particularmente, apenas com uma placa de vídeo reinstalada duas vezes, limpando esta pasta economizei cerca de 40 MB! Pois usando os drivers fornecidos pelos fabricantes dos dispositivos, é comum eles ocuparem mais espaço por incluírem programas de configuração e acessórios. Na pasta ReinstallBackups há subpastas com números, vale a pena você entrar em cada uma delas para tentar identificar do que se trata, ver as propriedades para ver o espaço ocupado e decidir então se apaga ou não.)